Nota Fiscal: Como emitir? Por que Emitir? Riscos e Oportunidades para a Micro e Pequena Empresa.

 


A nota fiscal passou a ser obrigatória até mesmo para o MEI, a partir de maio de 2023. Para quem era pequena e média, no Simples Nacional e outros regimes essa obrigação é ainda maior, você sabia disso?

Por isso vamos responder as seguintes perguntas:

1 - Vale a pena emitir?

2 - Tenho que emitir nota fiscal?

3 - Sou comércio, tenho essa obrigação?

4 - Está cobrando muito imposto na nota, o que fazer?

5 - Meu contador emite uma nota fiscal geral no mês, está correto?

6 - Sou prestador de serviço, e quando emito nota fica 11% de imposto, está certo?



  

                        Continua após a publicidade                        

1 - Vale a pena emitir nota fiscal?

Sim, emitir nota fiscal é fundamental e altamente recomendado para qualquer empresa ou empreendedor. Além de ser uma obrigação legal, a emissão de nota fiscal traz uma série de benefícios e vantagens.

A nota fiscal possibilita o aproveitamento de créditos fiscais, permitindo que a empresa reduza seus custos tributários. Além disso, garante a segurança e garantia dos produtos ou serviços adquiridos. Isso gera confiança e fidelidade por parte dos clientes, que terão mais tranquilidade em realizar negócios com a empresa.

Mas se você não fizer, vai ser multado severamente pela Receita Federal. Então é melhor evitar.


2 - Tenho que emitir nota fiscal?

Sim, hoje independente do regime que esteja, Simples Nacional, Mei ou Lucro Presumido/Real, é sua obrigação emitir nota fiscal.

Se você não fizer isso, agora que todas as operações são rastreadas pelo Governo, por cartão de crédito ou pix, como noticiamos ano passado, você vai ser alvo de fiscalização e pode se prejudicar muito.

Se você tem que emitir muitas notas fiscais e precisa de um programa para auxiliar você, para organizar a empresa e o estoque recomendo a Syson Store:



Você pode controlar tudo pelo Celular, já imaginou deixar os funcionários na loja e acompanhar em tempo real tudo o que acontece? Agora você pode! Clique para entender como o sistema funciona. Custa menos de 2 reais por dia. Link


  

                        Continua após a publicidade                        

3 - Sou comércio, tenho essa obrigação?

Sim, o comércio, depois que sai do MEI, aqui em São Paulo é obrigatório emitir o cupom fiscal. O cupom nada mais é que aquela notinha que recebemos depois de comprar no supermercado. Para isso, você tem que comprar uma impressora com sistema SAT e fazer o cadastro no site do Governo.




  

                        Continua após a publicidade                        

4 - Sou infoprodutor/ e-commerce/dropshipping , o que posso fazer?

Você possui uma demanda muito grande de notas fiscais e não quer ter trabalho com isso? O ideal é fazer a automação fiscal da sua empresa, com o E-Notas. Nada mais é que o melhor sistema de emissão de notas no pais que possui integração com as prefeituras, com as Sefazs e com a Receita Federal.

Economize muito tempo nas emissões com o melhor sistema de emissão de Notas Fiscais, o E-notas pode te ajudar! Clique aqui e veja como eles podem te ajudar!

5 - Está cobrando muito imposto na nota, o que fazer?

Esse é um dos principais problemas. Após comprar a impressora e instalar o sistema, você tem que registrar e colocar todos os produtos que vende.

Se você fizer uma classificação errada, o seu produto pode ficar com 75% a mais de imposto!

Além de custar mais para você e reduzir sua margem de lucro, o cliente não vai gostar.

Para isso, você precisa fazer uma revisão dos seus produtos e verificar se está pagando mais impostos do que deveria. Nós podemos te ajudar com isso! O contador geralmente não realiza esse trabalho, portanto você vai precisar de um Consultor Tributário para te ajudar.


  

                        Continua após a publicidade                        

6 - Meu contador emite uma nota fiscal geral no mês, está correto?

Está completamente errado. Se você faz isso, basicamente coloca um alvo nas suas costas para a receita federal te fiscalizar e autuar. Além de ter que emitir nota fiscal a cada serviço, você precisa ter todas as operações registradas.

Ao emitir uma vez por mês, tudo isso vai pelo ralo e você fica de forma irregular. Não continue fazendo isso!

Se você não tem um contador de confiança ou está buscando reduzir custos, o Grupo DS pode te ajudar. Clique aqui para ser atendido por um dos Diretores e ver como pode contar com uma das melhores Contabilidades do Brasil!


7 - Sou prestador de serviço, e quando emito nota fica 11% de imposto, está certo?

Várias prefeituras estavam retendo esse imposto de forma ilegal. Se você é MEI ou Simples Nacional e passou por isso, você tem direito a recuperar os valores.

A justiça já se posicionou sobre esse assunto e considera ilegal a prefeitura que cobra esse imposto de você, então não deixe isso acontecer e consulte a sua situação, nós podemos verificar e te ajudar com esse assunto.


Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais informações?

Clique aqui e fale conosco! Vai ser um prazer te ajudar.




Comentários

Publicidade

Matérias mais lidas

Mudanças para os MEIs: Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) pelo Portal Nacional da Receita Federal

Gestor e Contador de Empresa de NH São Condenados por Sonegação de R$ 1,7 Milhão

Precificação de um Produto: Por que é essencial saber sobre impostos na definição dos preços?

Receita Federal anuncia aumento de fiscalização de Notas Fiscais e programa de regularidade fiscal.